Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/lazaro/public_html/includes/head.php:5) in /home/lazaro/public_html/noticiasinternas.php on line 32

Fale Conosco

Notícias

O que é Matéria Escura?




A matéria escura é um dos principais componentes do Universo. Calcula-se que 26% de tudo que existe no Universo seja matéria escura, mas a humanidade jamais conseguiu detectar sua presença diretamente. Nós só sabemos que ela existe, devido à influência dela nas coisas a sua volta. Um bom paralelo mais mundano é comparar a matéria escura com o vento, pois mesmo não enxergando o vento balançar os galhos de uma árvore, nós sabemos que ela está lá. Por isso é que a humanidade sabe que a matéria escura existe, pois sua gravidade é vista em todos os lugares, mas ela nunca foi vista diretamente.

É matéria, porque se consegue medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz. Essa segunda propriedade é justamente o que dificulta seu estudo. Todas as observações de corpos no espaço são feitas a partir da luz ou de outro tipo de radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos astros. Como a matéria escura não faz nenhuma dessas coisas, é "invisível". Ainda assim, sabe-se que ela está lá. Na década de 1930, o astrônomo Fritz Zwicky, um húngaro radicado nos Estados Unidos, calculou a massa de algumas galáxias e percebeu que ela era 400 vezes maior do que sugeriam as estrelas observadas! A diferença está justamente na massa de matéria escura.

A matéria escura praticamente não interage com a matéria normal, ou seja, não podemos vê-la, nem medi-la de alguma maneira. Porém existe um único ponto pelo qual somos capazes de saber que ela existe e onde está. A matéria escura possui uma capacidade gravitacional enorme, dessa maneira, mesmo que não sejamos capazes de detectá-la diretamente sabemos quando ela influência algo a sua volta. Por isso, quando o Sistema Solar passa pelo disco galáctico, a matéria escura que vai com ele, cria um distúrbio na gravidade dentro do disco, fazendo com que objetos de lá se movam em direções inesperadas. Por sua vez, algum desses meteoros por vir de encontro a Terra e causar uma extinção em massa.


Fonte:
minilua.com/misterios-materia-escura/

 

 


Comentarios

ESPAÇO DO ALUNO