Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/lazaro/public_html/includes/head.php:5) in /home/lazaro/public_html/noticiasinternas.php on line 32

Fale Conosco

Notícias

Pesquisa revela que nós sonhamos em 'câmera lenta'




Além de conseguirem resolver melhor seus problemas, as pessoas que têm sonhos lúcidos estão ajudando os pesquisadores a entender o que acontece com nosso cérebro enquanto estamos dormindo. Por terem controle pleno de suas ações enquanto sonham, elas são uma ótima fonte para a realização de experimentos que buscam desvendar alguns dos grandes mistérios que ainda envolvem nosso sono.

Para determinar se a "velocidade" dos sonhos é similar a da realidade, o cientista suíço Daniel Erlacher reuniu alguns sonhadores lúcidos e pediu para que realizassem uma série de passos e movimentos de ginástica enquanto dormiam. Como relata a Simithsonian Mag, Erlacher solicitou também para que sinalizassem através de movimentos com os olhos quando o sonho começasse - este estímulo é um dos poucos que se reflete no corpo físico.

Estas atividades estão relacionadas com as mesmas regiões do cérebro que usamos quando corremos, comemos ou cantamos. Apesar de os voluntários acharem que tudo ocorria em tempo real, o pesquisador descobriu com os sinais cerebrais que eles demoravam 50% mais tempo para fazer aquelas coisas do que demorariam se estivessem acordados. "Talvez isso explique o motivo de um sonho curto parecer ser capaz de preencher uma hora inteira", conclui a BBC Future.

Fonte: Galileu


Comentarios

ESPAÇO DO ALUNO