Fale Conosco

Notícias

Monte Olimpo: A maior montanha e o maior vulcão do Sistema Solar




É na cúpula de Tharsis que se ergue o majestoso Monte Olimpo (em latimOlympus Mons), a maior montanha e o maior vulcão do Sistema Solar.

O Monte Olimpo é classificado como um vulcão escudo. Tem uma base com 550 km de diâmetro, circundada por um despenhadeiro de 6 km de altura, e eleva-se a 24 km acima da planície que o rodeia.

O cume do vulcão é uma complexa caldeira com cerca de 80 km de diâmetro e depressões de 2,4 a 2,8 km de profundidade, constituída por caldeiras encaixadas, formadas pelo desabamento sucessivo dos pavimentos ao longo das erupções.

Um pouco mais longe, uma rede de falhas rodeia o vulcão em quase todas as direções criando uma auréola.  O Monte Olimpo foi descoberto pela sonda espacial Mariner 9 da NASA em 1971, embora já fosse do conhecimento de astrônomos desde o século XIX. Olimpo é 3 vezes mais alto do que o Everest (o maior monte ou montanha do planeta Terra).

A formação de um vulcão desta magnitude pode ser entendida por Marte ser um planeta pequeno e rochoso, que se formou com proximidade ao Sol e teve uma atividade tectônica intensa em seu período de formação. Além disso, seu histórico geológico demonstra sinais de impactos com objetos do espaço (meteoros, asteroides). O Monte Olimpo está localizado bem próximo da região equatorial de Marte, mais especificamente no planalto de Tharsis. Ao observar suas formas, percebe-se que é limitado por uma escarpa, a extensão de sua cratera central é de 80 quilômetros e existem diversos círculos ao redor desta cratera, o que indica a ocorrência de atividade vulcânica desde sua formação.


Na opinião de alguns astrônomos, a origem do Monte Olimpo está relacionada com a bacia de Hellas, uma cratera formada por um impacto enorme com aproximadamente seis quilômetros de profundidade e dois mil quilômetros de diâmetro. A quantidade de energia causadora deste impacto teria originado a fusão das rochas e formado o Monte Olimpo e os montes de Tharsis. Com isso, houve também uma retração da costa adjacente, o que deu origem aos Valles Marineris, considerados o maiores desfiladeiros do Sistema Solar com 4000 quilômetros de extensão e sete quilômetros de profundidade.


Fonte: Via estelar


Comentarios

ESPAÇO DO ALUNO