Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/lazaro/public_html/includes/head.php:5) in /home/lazaro/public_html/noticiasinternas.php on line 32

Fale Conosco

Notícias

Rosetta: entenda a missão que fez o primeiro pouso em um cometa




O pouso histórico de um módulo espacial em um cometa, nesta quarta-feira, era o momento mais esperado da Missão Internacional Rosetta, o mais ousado projeto espacial da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Essa aventura começou em 1993, quando o projeto foi aprovado pela agência e uniu mais de cinquenta instituições de catorze países europeus e os Estados Unidos para construir a sonda Rosetta e o módulo Philae. O projeto custou 1 bilhão de euros e, desde que foi lançado, em 2 de março de 2004, mobiliza a atenção de cientistas do mundo inteiro que pretendem, com as informações fornecidas pela missão, conseguir pistas da formação do Sistema Solar.

A missão é tão extraordinária porque, além de driblar as inúmeras dificuldades que significam pousar em um cometa, um pequeno alvo movendo-se a 64.800 quilômetros por hora, é a chance de compreender o Sistema Solar de uma maneira inédita. Cometas são considerados "restos" de sua formação, que estão vagando pelo espaço. Algumas teorias afirmam que os cometas podem ter sido os responsáveis por trazer a água, ou até mesmo a vida, para o nosso planeta. As informações da missão Rosetta é que vão confirmar essas hipóteses ou trazer novos elementos que permitam decifrar os princípios de nosso Sistema Solar - e, assim, de nossa vida na Terra.

 

Fonte: Revista Veja

 


Comentarios

ESPAÇO DO ALUNO