Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/lazaro/public_html/includes/head.php:5) in /home/lazaro/public_html/noticiasinternas.php on line 32

Fale Conosco

Notícias

Já se perguntou como a física se aplica no universo dos super-heróis?




As histórias em quadrinhos de super-heróis apresentam um universo próximo ao nosso, com a diferença que nele a ciência poderia ser facilmente confundida com magia, por realizar verdadeiros “milagres”.

Quando o Super-Homem voa ao redor da Terra e, com a sua velocidade, muda a rotação do planeta e faz o tempo voltar para salvar a vida de sua amada, quantas leis da física ele estaria quebrando?

Tudo é possível para a Física nas páginas dessas histórias, de viagens ao espaço sideral em foguetes domésticos até adentrar dimensões paralelas pela porta de um armário.

Se por um lado as histórias dos heróis dos quadrinhos dificilmente teriam graça se os personagens vivessem conforme conceitos estritamente científicos, por outro elas levam a física bem mais a sério do que pensamos, por mais vezes do que se pode imaginar.

Muitas vezes as revistas de super-heróis acabam por agir como verdadeiros textos de divulgação científica: é possível encontrar exemplos de descrições corretas de vários princípios físicos nas histórias em quadrinhos, abrangendo da mecânica clássica, eletricidade, magnetismo à quântica.

Como coadjuvante ou protagonista, a presença de um gênio inventivo é praticamente obrigatória em qualquer história de qualidade. Sem os cientistas, quebrando todos os galhos, os quadrinhos não teriam graça.

É a ciência, muitas vezes, que determina o ponto alto de uma aventura.

Ninguém pode sair voando como Super-Homem, mas pode contar com membros artificiais guiados pelo pensamento, como faz Dr. Octopus, o inimigo do Homem Aranha; recuperar a mobilidade e aumentar a força com a ajuda de exoesqueletos, poder esbanjado pelo Homem de Ferro; e até criar um "super-humano" aos moldes do Capitão América, graças ao avanço das terapias gênicas.

 

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/04/22/livro-usa-a-ciencia-para-explicar-os-poderes-de-super-herois-e-viloes.htm


Comentarios

ESPAÇO DO ALUNO