Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/lazaro/public_html/includes/head.php:5) in /home/lazaro/public_html/maisfisicainternas.php on line 23

Fale Conosco

Mais Física

Estão chegando os tetos solares de OLED


No ano passado, a Daimler lançou um carro-conceito chamado Smart Forvision. Totalmente elétrico, o modelo possuía alguns recursos interessantes, incluindo um teto que combinava painéis solares transparentes com iluminação OLED (siga em inglês para Diodo Orgânico Emissor de Luz).

A Daimler trabalhou em parceria com a BASF para criar o design do Forvision, inclusive o teto solar translúcido. Agora, a BASF e a Philips anunciaram um avanço na tecnologia de iluminação.

As duas empresas conseguiram inserir painéis solares transparentes sob lâmpadas de OLED. O teto do veículo é coberto por uma estrutura que permite a passagem da luz solar, tornando-se opaca quando acionada e permitindo a iluminação difusa do interior do veículo à noite com a energia acumulada pelos painéis solares.

As lâmpadas de OLED, de grande eficiência energética, têm apenas 1,8 milímetros de espessura, o que facilita sua instalação sob os painéis.

As empresas afirmam que a nova iluminação está pronta para ser integrada ao teto dos veículos, embora não tenham anunciado datas de produção, e a tecnologia OLED seja dispendiosa. No entanto, a Philips anunciou que investirá em uma linha de produção de OLEDs para reduzir os custos.


A Daimler ainda não sinalizou se pretende produzir o Smart Forvision com o teto de OLED, mas uma versão elétrica do Smart Fortwo, o Fortwo ED, talvez seja um possível candidato à inovação.

 


Comentarios

ESPAÇO DO ALUNO